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 COMO IDENTIFICAR ERROS NO COMPUTADOR 2

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freire
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Data de inscrição : 02/08/2009

MensagemAssunto: COMO IDENTIFICAR ERROS NO COMPUTADOR 2   Seg Out 19, 2009 4:35 pm

Quais as medidas emergenciais nos casos de problemas com o Computador?
Você está com muitas janelas abertas, tenta salvar tudo mas não consegue. O computador travou. Com medo de perder tudo, você começa a ficar preocupado.
Siga as sete medidas de emergência para os problemas mais comuns do seu computador e tente resolvê-los. E o mais importante, a regra necessária para que qualquer uma dessas providências funcione, é manter a calma.
Medida 1: Verificar se seu computador travou mesmo.
Aperte a tecla Num Lock. Se a sua tecla tiver um led verde, ele deve acender e apagar quando você aperta seguidamente.
Se luz acende e apaga, seu computador apenas "parou para pensar", dê um tempo e espere ele voltar.
Se isso não acontecer ou se o led do Num Lock não acender e apagar, é porque seu computador realmente travou.
Medida 2:O computador congelou e está travado
O que fazer: Uma das razões para o computador estar travado pode ser o excesso de programas abertos.
Se o computador travou antes de dar tempo de você guardar todas as informações dos seus trabalhos, talvez você venha a perder algo.
Tente fechar primeiro a janela dos programas que recuperam o trabalho quando você o abre novamente, como o Word (alguns programas tem um "auto-save" a cada x minutos e o arquivo é restaurado na abertura seguinte).
Para fechar o programa, aperte ao mesmo tempo as teclas CTRL + ALT + DEL, selecione o programa que deseja fechar e clique em "Finalizar Tarefa" ou "End Task". Feche um programa por vez.
Se mesmo com todos os programas fechados, o computador continuar congelado, o jeito vai ser mesmo reiniciar o PC.
Lembre-se, no entanto, que quando a máquina estiver funcionando novamente você deverá abrir os programas a partir do Iniciar > Programas > Nome do programa, e não pelo Explorer > Nome do arquivo.
Do primeiro modo a possibilidade é maior do programa "lembrar" as informações que não deu tempo de você salvar (com a opção "Auto-Save" ativada, o Word abrirá o(s) último(s) arquivos "auto-salvos").
Medida 3: O computador não está congelado mas não permite que informações sejam salvas
O que fazer: Caso o seu computador não responda quando você tente salvar algo no Disco Rígido(HD) ou em um disquete, alguns problemas abaixo podem estar acontecendo.
Gravando em Disquete:
O disquete pode não estar formatado, a solução seria formatá-lo.
O disquete pode estar protegido contra gravação, para retirá-la deslize a lingueta na parte traseira de modo a cobrir o orifício. A alternativa é mudar de disquete, o que também seria uma solução se o disquete estiver danificado.
A Unidade de Disquete pode estar danificada e eventualmente ela está danificando os disquetes (cuidado ao colocar um disquete em unidade com problemas, pois os demais dados podem ser apagados).
Gravando no Disco Rígido:
Seu disco rígido pode estar com espaço insuficiente. Libere espaço, apagando arquivos obsoletos ou temporário. Utilize o Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Limpeza do Disco.
Alguma área danificada de seu disco rígido não está permitindo uma gravação. Tente gravar o arquivo em outro disco rígido, em outra máquina na rede ou em um disquete com espaço livre. Caso tenha que gravar no próprio disco rígido, grave o arquivo com um outro nome. Após ter salvo seu arquivo, rode o sofware SCANDISK (Win95,Win98,WinMe), que identificará e tentará corrigir as áreas problemáticas.
Depois de tudo isso, se o seu computador ainda se recusar a gravar algo, é provável que a unidade esteja danificada. Procure imediatamente auxílio técnico antes de tentar usar o equipamento, pois há algum problema realmente grave acontecendo e você pode ter perda total dos arquivos.
Medida 4: A tela do monitor fica vazia, Preta ou com a imagem ocupando metade da tela.
Caso seu monitor seja de tela plana, pode ser que o computador não esteja suportando esse formato.
A solução é procurar no distribuidor ou revendedor autorizado suporte de CPU para a Interface Digital de Vídeo (DVI) necessária.
Se a imagem ocupar apenas metade da tela, pode ser que a resolução configurada esteja incorreta.
Nesse caso vá em Iniciar > configurações > painel de controle > vídeo e mude a configuração da resolução, para uma mais adequada.
Se estiver com a Tela Preta:
Verifique se o monitor está realmente conectado (verifique o Led do monitor, que deverá estar totalmente verde sem piscar). Caso o LED esteja piscante ou na cor laranja, verifique as conexões dos cabos.
Pode ser também que o seu protetor de tela tenha entrado em ação, no caso, pressione qualquer tecla ou movimente o mouse para o monitor aparecer normalmente.
O computador pode estar também no modo economico, em estado de dormência para economizar energia. Pressione o botão de ativação e a tela voltará ao normal.
Se possível, conecte um monitor que já esteja funcionando em outra máquina. Caso negativo, cheque visualmente se a placa de vídeo está solta (se mexer na placa com o micro ligado, você pode queima-la). Caso afirmativo, talvez o monitor esteja com um problema interno.
Caso haja um problema com sua placa de vídeo ou com o monitor, não tente conserta-los, pois no caso de monitores de vídeo, internamente existem correntes elétricas de altissíma voltagem( e que são mantidas mesmo com o Monitor totalmente desligado!). Procure imediatamente auxílio técnico especializado.
Medida 5: A luz do HD fica acesa sem piscar
Quando isso acontece, geralmente indica que as informações armazenadas no HD podem estar com algum tipo de defeito, ou seja, estão mal armazenadas.
A solução melhor é desfragmentar o disco rígido do seu computador para verificar o problema.
Vá em Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Desfragmentador de Disco.
Enquanto o computador está desfragmentando o disco, você pode estar fazendo outros trabalhos no micro mas se o HD está com suspeita de problemas, o melhor é dar um tempo enquanto seu computador faz a desfragmentação do disco.
Medida 6: O computador não responde aos comandos de Teclado ou do Mouse
O problema pode estar na conexão do teclado ou do mouse.
Teclado ou Mouse Wireless (sem fio):
Algum aparelho próximo está interferindo no dispositivo responsável pela comunicação entre o computador e seu mouse ou teclado.
Mude o dispositivo de local, ou retire o aparelho que esteja interferindo (como celulares, monitores, Telefone sem-fio).
Seu teclado ou mouse estão sem energia. Troque as pilhas.
Seu dispositivo de conexão do PC com o Teclado ou Mouse precisa ser reconfigurado (em alguns você tem um pequeno botão que restabelece a comunicação).
O software que controla o dispositivo talvez esteja com problema, reinicie a máquina e eventualmente reinstale o software.
Teclado ou Mouse com Fio:
Desligue seu computador e verifique os cabos que ligam o teclado ao seu PC.
Limpe o Teclado ou Mouse e verifique se há alguma tecla presa ou se há algum suporte quebrado no mouse.
Verifique se o mouse é USB e se este esta devidamente configurado no Painel de Controle
Teste seu PC com outro teclado e mouse.
Reinicie o computador e veja se a situação mudou. Se mesmo mexendo nos cabos, ou trocando o Teclado ou Mouse, você não obteve resultado melhor, pense em chamar uma assistência técnica.

Medida 7: O computador diz que está sem memória.
Quando o micro começa a dar mensagens de que está sem memória, é provável que a memória não esteja configurada corretamente ou não há memória suficiente para abrir o arquivo ou executar o programa.
Para acabar com o problema, feche os programas que não estejam sendo usados e vá tentando guardar as informações mais importantes dos programas que restam. Para acabar com o problema para sempre, talvez seja necessário instalar memória adicional.
Muitos PCs já vem com instruções no manual para instalar memória, mas se você tem receio em mexer nas entranhas do seu computador, melhor esquecer a idéia de fazer isso sozinho e chamar uma assistência técnica.
Quando eu tento ligar meu computador, nada acontece - o que eu faço agora?
Espere um momento. Tente ligar novamente o botão, pressionando-o firmemente.
Verifique a voltagem do local. E verifique qual é a voltagem que está configurada na parte traseira da máquina (110 Volts/ 220 Volts). Tome muito cuidado, pois há a possibilidade de queima de componentes, caso a escolha seja errada.
Cheque o cabo de força atrás do PC ou a conexão na parede ou no filtro de linha. Certifique-se que o cabo esteja firmemente preso. Tente liga-lo novamente pelo botão.
Cheque outros dispositivos que estejam plugados no filtro de linha/Nobreak ou na parede para checar se eles estão energizados. Caso afirmativo, teste o cabo de força em outro PC que você saiba que esteja funcionando. Tente liga-lo novamente pelo botão.
Quando eu ligo meu PC, eu o ouço fazendo alguns barulhos, porém nenhuma imagem aparece?
Certifique-se que o monitor esteja ligado e que o cabo entre o PC e o monitor estejam firmemente preso. Se existir uma fonte de energia diferente, cheque se o cabo esteja conectada a uma fonte com energia.
Cheque para ver se o led do monitor(pequeno emissor de luz na parte inferior direita) está verde ou laranja. Em caso afirmativo veja se o LED está piscando ou aceso direto. O certo é o LED estar aceso e na cor verde.
O que eu faço se o meu computador congela, e o mouse não responde?
Em muitas aplicações atuais, a tecla Escape (ou Esc) é uma tecla de uso geral que é utilizada para cancelar ou retornar um passo antes da operação atual.
Se a tecla Escape não resolve seu problema, você pode tentar a tecla BREAK. Na maioria dos teclados, as teclas Scroll Lock ou Pause podem ser usadas como BREAK. (Você deverá ver a palavra Break no topo da tecla. Se você não achar o Break, use a tecla Scroll Lock para esse propósito.) Em sí, a tecla BREAK nada faz, porém prendendo a tecla Ctrl e pressionando o BREAK fará interromper alguns programas ou comandos. Essa combinação é conhecida como "Control Break"( Ctrl+Break)
Se nenhuma das técnicas anteriores funcionar, você poderá reiniciar (reboot) seu PC, pressionando as teclas "Ctrl" + "Alt" e então dando um pequeno toque na tecla "DEL". Reinicializar a máquina apagará a memória e recarregará o Sistema Operacional(Você poderá perder alguns dados que estejam na memória, como dados de planilha ou a digitação do Word).
Em programas comerciais, você poderá danificar os dados. Então somente use essa combinação de teclas quando você não puder pensar em nenhuma outra solução. Apesar de drástica, reinicializar continua sendo um pouco mais seguro do que as próximas duas opções.
Muitos PCs tem um botão de Reset que permite você reinicializar seu computador sem precisar mexer no cabo de força ou desligar no botão Liga/Desliga. A eletricidade não é interrompida. Alguns, não todos, botões RESET vêm assinalados como RESET. Se você não o achar, cheque a documentação de seu computador.
A última alternativa é tirar o cabo de força e esperar alguns segundos e liga-lo novamente.
O que eu faço quando não tenho mais o mouse para trabalhar?
Eu vejo o cursor, mas o mouse não se move.
Talvez o cabo de seu mouse tenha se desconectado ou algo no software tenha travado o mouse. A melhor coisa a fazer é fechar todos os programas que você esteja trabalhando, usando o teclado (veja FAQ sobre as Medidas Emergenciais). Mantendo a tecla "ALT" pressionada e pressionando a tecla "F4" , você irá fechar o programa atualmente em uso.
Então mantenha a tecla "CTRL" pressionada e tecle "ESC" para aparecer o "Menu Iniciar". Com a seta para baixo, escolha a opção "Desligar".
Eu ouço vários ruídos quando ligo o computador, com cliques e rangidos. Meu PC irá quebrar?
Discos rígidos fazem um certo barulho quando os programas tentar ler ou gravar informações nele (lembre-se que normalmente ele gira na velocidade 7.200 rotações por minuto).
Ou as ventoinhas de seu equipamento podem estar roçando em algum cabo. Cheque isto antes.
Em ambos os casos, o barulho tem que ser perto do inaudível.
Um barulho muito alto pode significar:
Erro no Disco Rigido, pondo suas informações em perigo ou problemas no cooler ou ventoinha que podem ocasionar problemas de super-aquecimento que podem ocasionar a queima de seu Processador (CPU).
Quais são os passos básicos quando encontro problemas na Impressora?
Assegure-se que a impressora esteja ligada.
Cheque se os cartuchos de toner ou tinta estão cheios e NÃO-LACRADOS.
Cheque se os cabos da impressora estão firmementes ligados ao PC.
Vá em Iniciar > Configurações > Impressoras e veja se o icone da impressora está preto ou cinza. Se estiver cinza, você não está conectado nela. Leia abaixo.
Há papel na Impressora?
Há algo quebrado na parte interna? (As vezes no transporte, algo quebra e fica dentro das engrenagens)
Instale novos cartuchos de toner ou tinta, se houver algum à disposição.
Se você está tentando imprimir numa impressora de Rede, assegure-se de que você esteja conectado na Rede Local.
E assegure-se que a máquina que está conectada na impressora TAMBÉM esteja ligada e siga as primeiras instruções passadas.
Assegure-se de que não haja papel embolado na impressora.
Se tudo falhar, contacte uma Assistencia Técnica.
O que é a "BIOS" do computador ?
Este termo significa "Basic Input and Output Services", ou seja "Serviços Básicos de Entrada e Saída".
É um pequeno programa que fica armazenado em um dispositivo especial(CMOS ou Flash Card) que informa ao computador quais os equipamentos periféricos conectados(Memória, Disco Rigido, Placas de Video/Rede) e como estes estão configurados (essas informações são mantidas por uma bateria de 3Volts, mantidas dentro do computador e com tempo de vida estimada em 3 anos).
Um computador ao ser ligado, a BIOS automaticamente toma controle deste, sendo que o primeiro comando a ser executado é o P.O.S.T. (Power On Self Test), ou seja "Auto Teste ao LIGAR". A execução do P.O.S.T é caracterizado por emissão de sons de BIPs.
Após o Teste, com todos os componentes corretamente instalados e configurados, a BIOS conecta todos os componentes e o computador então "carrega" o Sistema Operacional na Memória (Windows, Linux etc..). A partir daí, o computador passa a ficar sob controle total do Sistema Operacional.
O nome da BIOS é obtido ao se ligar a máquina. Verifique o nome correto na primeira linha da Tela.
Em caso de algum erro, o P.O.S.T. emite vários BIPs (beep) ou códigos, e conhece-los, poderá ajudá-lo a descobrir alguns danos internos mais comuns.
O que é o código de bips da BIOS ?(veja "O que é BIOS?")
Após o POST não detectar quaisquer problemas, o sistema emitirá um bip curto que o informará que o teste está completo e o computador carregará o Sistema Operacional (Windows/Linux) normalmente.
Se durante os testes o POST detectar algum problema, ele normalmente mostrará o erro na tela. Entretanto, se o problema é detectado antes da BIOS inicializar uma placa de vídeo, ou a placa de vídeo não estiver presente (solta por exemplo), a BIOS irá emitir vários sons para indicar a existencia de um problema.
Na lista abaixo temos alguns padrões para as versões de BIOS mais comuns. É muito importante que você preste atenção ao número e/ou padrões de bips que seu computador emite durante sua inicialização, para sua equipe técnica poder auxiliá-lo melhor.
Lista dos códigos de bips para as BIOS AMI e Award .

AMI (American Megatrends International).
A BIOS AMI usa os bips numa mesma frequencia de tom. Um erro é mostrado através de um quantidade de bips. Por exemplo, 4 Bips indicam um problema no relógio Interno.
==============================================
|Código |CAUSAS POSSÍVEIS
|1 Bip |Memória com Problema
|2 Bips |Memória com Problema
|3 Bips |Memória com Problema
|4 Bips |Placa-Mãe com Problema
|5 Bips |Processador com problema
|6 Bips |CPU ou Placa-Mãe com Problema
|7 Bips |Processador com problema
|8 Bips |Placa de video ou memoria com Problema
|9 Bips |BIOS com problema
|10 Bips|Placa-Mãe com Problema
|11 Bips|CPU ou Placa-Mãe com Problema
==============================================
Award
A BIOS Award usa bips de durações varíaveis. Um bip longo vai tipicamente durar 2 segundos, enquanto um bip curto dura 1 segundo. Também usa diferentes frequencias para indicar erros críticos ou graves. Se a BIOS Award detectar que a CPU está esquentando acima do limite, ele irá bipar repetidamente enquanto o computador estiver ligado.
==============================================
|CÓDIGO DO BIP |CAUSAS POSSÍVEIS
|1 Longo, 2 Curtos |P. Vídeo c/ Problema
|Bips Repetidos(sem fim) |Mem. C/ Prob. ou mal contato.
|1 Longo, 3 Curtos |Video ou mem. com Problema
|Bips de Alta Frequencia |Falha na ventoinha da CPU
|Bips repetidos, Altos e Baixos |CPU com Problema
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