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 COMO IDENTIFICAR ERROS NO COMPUTADOR 3

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freire
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Data de inscrição : 02/08/2009

MensagemAssunto: COMO IDENTIFICAR ERROS NO COMPUTADOR 3   Seg Out 19, 2009 4:36 pm

O que é a manutenção preventiva de Hardware (Checagem da fonte, ventoinha, cooler do processador, limpeza mouse/teclado)?
É basicamente a limpeza geral das máquinas e checagem dos componentes.
É provado que a limpeza das peças e componentes quadruplica o tempo de vida das máquinas. Não é um custo é investimento!
Esses passos servirão de check-list de seu controle da qualidade do trabalho de um técnico de hardware.
Que prejuízos podem ser causados por falta de limpeza do Hardware?
Queima de processador -
O processador vem com um pequeno “cooler” que o mantém na temperatura de 50oC. Quando há um acumulo de poeira no “cooler”, ele simplesmente pára de refrigerar o processador, queimando-o. Um processador típico custa em torno de R$350,00, sem o custo de instalação.
Queima da placa mãe –
A fonte do computador provê as voltagens necessárias para cada componente interno. A fonte vem com uma ventoinha que refrigera o computador como um todo.
Com a poeira diária, essa ventoinha perde potencia e as vezes pára e com isso os componentes internos da fonte se deterioram, não mais provendo a tensão mínima necessária e gerando um calor no interior da máquina.
Em outros casos essa tensão até aumenta, o que faz com que componentes internos sensíveis sejam queimados.
Perda do mouse e do teclado –
Apesar de baratos, os mouses e teclados com poeira e resíduos podem causar aborrecimentos nos usuários que fazem uso do computador.
Perda de Dados (Erro de Leitura/Gravação em CD-ROM/HD)
Unidade de CD-ROM ou unidade de floppy-disc com poeira, podem inutilizar CD-ROM e ou disquetes que eventualmente sejam colocados em seu interior.
A Unidade de disco rígido (HD) tem um pequeno motor que faz o disco interno rodar na velocidade de 5.400 Rotações Por Minuto (RPM) e nos equipamentos mais modernos temos velocidades de 7.200 e 10.000 RPM.
O motor do HD é alimentado pela fonte na voltagem continua de 12Volts (com margem máxima de 5% para cima ou para baixo).
Havendo algum problema com a Fonte de alimentação, esta poderá gerar voltagem anormal acima ou abaixo do limite dos 12 Volts e pode ocasionar danos nos dados a serem gravados e/ou lidos, pois os comandos de gravação/leitura não serão obedecidos por falta de sincronia entre o cabeçote de leitura/gravação e a superfície do disco em velocidade anomala.
Quais são os Procedimentos Básicos para a Limpeza e Checagem do Hardware?
Antes de iniciar o procedimento de limpeza ou checagem do hardware é necessário ter a certeza que os dados foram copiados para uma área segura e sugerimos fortemente que este backup seja guardado fora do equipamento (Em cd, fita ou na Rede). Explicamos abaixo:
A abertura de uma máquina expõe seus componentes a eventuais acidentes, tais quais:
• Queda de líquidos no interior, causando curto circuito (saliva, suor)
• Queda de objetos no interior, causando curto(parafuso , chave, moeda)
• Eletrostática - principalmente em ambientes acarpetados, a eletricidade gerada pelo atrito da sola do sapato pode queimar uma memória ou a placa mãe, ao tocarmos algum componente.
Como evitamos esses acidentes:
• Tirando todos os objetos do bolso da camisa
• Trabalhando ao lado da máquina e não sobre a máquina
• Usando pulseira anti estatica
• Usando ferramentas imantadas
• Desligando completamente a máquina. Inclusive tirando o cabo de energia da tomada.
Procedimentos de Limpeza do Hardware
A limpeza é feita externamente (sem abrir a máquina) e/ou internamente:
Limpeza Externa
Floppy disc (unidade de disquete)
Use um disquete de limpeza contendo uma superficie de flanela que é embebida com um líquido detergente especial.
Coloca-se o disquete na unidade e roda-se um pequeno programa que força o cabeçote de leitura/gravação a tocar a flanela e com isso limpá-lo.
Observação: Somente deve-se usar uma vez a cada bimestre, pois esse processo é abrasivo.Leia os manuais explicativos.
Unidade de CD (DVD-ROM,CD-RW)
Use um Cd-ROM com superficie em microfibra que ao tocarem a superficie das lentes da Unidade, fazem a limpeza. Somente deve-se usar uma vez a cada bimestre, pois esse processo é abrasivo. Leia os manuais explicativos.
Teclado (Keyboard)
Primeiro vire o teclado de cabeça para baixo, fazendo pequenos movimentos para cima e para baixo, visando deslocar os resíduos para fora do teclado.
Após, caso haja alguns resíduos de açucar ou café, limpe com um cotonete apropriado embebido em alcool isopropilico . Evite usar aspiradores muito potentes, alcool comum ou agua.
Mouse simples (abertura por movimento horário sem uso de parafuso)
Ponha o mouse de cabeça para baixo, perto da bolinha há uma pequena peça de plastico que ao movermos da esquerda para direita, a porta se solta.
Retire a bolinha, limpe-a com um pano de algodão embebido em alcool. Deixe-a secando.
Com um pequeno cotonete seco, ou uma pequena ponta de plastico (uma tampa de caneta), limpe a sujeira que esteja visivel nos contato cilindricos. Ponha-o de cabeça para baixo até todos os residuos cairem no chão.
Ponha a bolinha no lugar e feche a portinha de plástico, com um movimento da direita para a esquerda.
Monitor/Scanner
Não use alcool em hipotese alguma. Limpe o vidro inicialmente com um pincel fino (o mesmo que é utilizado para passar maquiagem).
Depois passe um pano levemente úmidecido em agua e depois seque-o com outro pano seco. Na parte externa, use pasta apropriada de limpeza.
Esses procedimentos são abrasivos, portanto devem ser feitos com moderação.
No caso de monitores de vídeo, lembre-se que mesmo ele sendo desligado, ainda há energia suficiente para um choque elétrico de potencia altissima, portanto evite líquidos em seu interior.
Fita Dat ou DLT
Use uma Fita de Limpeza Especial apropriada para cada tipo de unidade. Basicamente é so colocar a fita que automaticamente a unidade já a reconhece como fita de manutenção e inicia a limpeza.
Somente use a fita de limpeza por 20 vezes e após isto jogue-a fora. Leia os manuais explicativos.
Impressora Jato de Tinta
As impressoras da HP e EPSON dispõem de software especial para alinhamento e limpeza de cartucho. Na parte externa, use pasta apropriada de limpeza.
Esses procedimentos são abrasivos, portanto devem ser feitos com moderação. Leia os manuais explicativos e/ou telas de ajuda antes de executar a tarefa.
Limpeza Interna e Checagem dos Componentes Internos do Hardware.
Esses procedimentos requerem cuidados especiais por parte da pessoa que os está executando. Sugerimos fortemente que essas tarefas sejam executadas por tecnicos experientes.
Em se tratando de monitores de vídeo, nossa recomendação é que não se faça nenhuma limpeza interna.
Nunca abra um gabinete de PC, sem antes verificar a garantia. Caso contrário o fornecedor se eximirá de trocar quaisquer peças defeituosas (RMA).
Verifique com o fornecedor sobre o prazo de garantia. Uma máquina nova sempre vem com lacre da revenda ou fabricante (pequena etiqueta adesiva que se auto-destrói ao ser removida).
Placa mãe
Usando-se um compressor em baixa potencia (apenas um pequeno sopro às vezes resolve) e um pequeno pincel de cerda, dá-se cabo dessa tarefa em 5 minutos.
Pode-se usar também um pequeno aspirador em conjunto com o pincel. Após, use um pouco de alcool isopropilico, em um pano limpo que não solte fiapos.
Placas em geral (Placas conectadas nos slots do computador)
Nesse item incluimos as placas PCI, AGP, ISA e as Memórias.
Primeiro siga o procedimento de limpeza da placa mãe, para evitar que algum residuo caia nos slots.
Após isto, retire cada placa, limpando-a levemente na área dos contatos metalicos, usando para isso uma pequena borracha de apagar lapis. Após a limpeza recoloque-a no lugar e então passe para a placa seguinte.
Cooler de processador (cooler da CPU) - é como um pequeno ventilador.
O cooler é fundamental para a refrigeração do processador, mantendo-o em um temperatura de 50 Graus.
Um cooler precisa girar na velocidade de 5.000 RPM (rotações por minuto) para garantir uma refrigeração ideal.
Existem software e BIOS que já identificam a velocidade do Cooler, porem é importante saber como conectoriza-lo na placa mae (leia o manual da placa em como conectar o cooler).
Com o tempo (entre 6 meses e um ano), a lubrificação fica comprometida, causando a diminuição da rotação e como consequencia o aumento da temperatura.
Como paliativo, retire o Cooler, pulverize WD-40 nos rolamentos e deixe-o secar. Após isto pulverize grafite em pó e faça um teste visual contra um cooler novo. O ideal é a cada 6 meses trocar o cooler.
Importantissimo:
Ao colocar o cooler velho ou novo no processador, lembre-se de retirar qualquer etiqueta ou adesivo que esteja colado nele.
Não esquecer de colocar a famosa pasta térmica na junção entre o cooler e o processador e principalmente fazer o FLUXO DE AR do cooler IR na direção do processador ou seja usá-lo como um ventilador e não como um exaustor.
Fonte de Alimentação (power suply)
A fonte é a responsavel em transformar a corrente alternada de 110Volts/220volts em continua de 12volts, 5volts e 3volts, dependendo do periférico acoplado ao cabo interno de alimentação.
As fontes contém componentes que também se deterioram no calor e no uso constante(o tempo médio para uma troca segura é de 1 ano, entretanto existem fontes em funcionamento fazem 3 anos).
Por norma, as voltagens podem variar no máximo até 5% para baixo ou para cima.
Com a deteriorização dos componentes, temos situações onde a corrente do Hard Disk que é 12 Volts fica em 10Volts, causando perda de potencia no motor e acarretando mal funcionando na leitura/gravação de dados. E isto é muito grave.
Em outros casos a voltagem aumenta (algum componente protetor pode ter perdido sua capacidade de isolamento) e acarreta a queima de componentes importantes ou situações onde o computador reinicializa (reboot) sem razão aparente.
Em todos os casos, é necessário fazer uma avaliação da Voltagem de forma bimensal, afim de definir a hora certa da troca por outra fonte nova.
A Fonte é testada com um aparelho chamado multimetro, que permite a medição das correntes para cada par de fio que sai da Fonte e alimenta os HDs, cooler, floppy, e a própria placa-mae.
Com o multímetro cheque também o aterramento do cabo de tres pinos que liga a fonte à tomada da parede.
Vários problemas em uma Rede Local ocorrem quando não há um fio-terra ou a devida polarização da corrente (Neutro/Fase/Terra).
A ventoinha da fonte tem que sempre estar limpa, pois ela é usada como um exaustor do ar quente interno do gabinete do computador.
A limpeza TEM que ser externa, pois a abertura da fonte tem que ser feita por técnico especializado.
Gabinete ou Box do PC
O Gabinete do computador, foi idealizado para forçar o fluxo do ar na direção dos componentes internos de um PC. Ele tem que sempre estar tampado, para evitar a fuga do ar ANTES de chegar aos componentes importantes.
Mantenha tampada a parte traseira e dianteira do gabinete. Isto é conseguido com tampas metálicas de slot (traseira) e tampas de plástico na dianteira. Tampe também ambas as LATERAIS.
Opte em instalar sempre duas ventoinhas adicionais. Na parte dianteira ela deverá puxar o ar exterior para DENTRO do gabinete. Na traseira ela deverá puxar o ar INTERIOR para FORA do gabinete.
Mantenha seu gabinete distando um palmo (20 cm) em relação as paredes ou a outros objetos de igual dimensão.
O que é a Manutenção Preventiva de Software (Checagem do Sistema Operacional Win 98/95/ME/XP/2000, VIRUS,SPAM, REGISTRO)?
É o processo de levantar os problemas internos de uma máquina, através da analise criteriosa dos softwares instalados e a execução de procedimentos de eliminação de eventuais danos no Sistema Operacional, sem que haja perda das informações armazenadas.
Aparentemente simples, a manutenção de software é uma etapa importantissima para a garantia do bom funcionamento da máquina.
Outro ponto importante é a perfeita integração que deverá existir entre o uso da máquina e a real necessidade da empresa. A máquina existe exclusivamente para o uso da empresa, e tudo aqui explicado se refere diretamente a isto.
A documentação é importante para que os técnicos saibam exatamente o que devem instalar ou desinstalar em cada máquina. É muito comum os funcionários instalarem softwares que não fazem parte do acervo licenciado da empresa.
É necessário ter uma lista dos softwares autorizados para cada pessoa da Empresa.
Todo o processo deverá garantir ao usuário uma máquina sem travamentos ou problemas.
E mais, evitar a perda de dados que é muito comum quando mãos inexperientes instalam, configuram ou desinstalam softwares.
Ao final, os dados deverão estar salvaguardos em local seguro. Isto inclui, seus contatos, suas mensagens de emails, seus favoritos e seus documentos Excel/Word /Powerpoint/Access.
No caso dos Servidores, o procedimento é mais complexo e recomendamos que a manutenção somente seja feita por técnicos experientes, pois uma falha pode acarretar prejuízos gigantesco para a Empresa.
Esses passos servirão de check-list de seu controle da qualidade do trabalho de um técnico de suporte a Windows/Linux.
Estações (Workstation Stand-alone ou em Rede Local)-
Analisar completamente o estado do software e hardware da Máquina:
Instalação de software de analise na Máquina para a verificação e para a criação de um inventário completo do parque de equipamentos da sua empresa.
Verificação da situação do estado do Hardware de cada equipamento, fazendo uma lista de pendências contendo as necessidades individuais de cada máquina, como memória e espaço em disco.
Analisar os dados e aplicativos guardados na Máquina:
Identificar todos os dados dos Sistemas, mapeando-os e ligando-os aos seus respectivos aplicativos.
Identificar todas as informações dos usuários como documentos Word, Excel, e Imagens gravadas;
Identificar todas as mensagens armazenadas como os dados do Outlook Express e/ou Microsoft Outlook ou Netscape.
Pesquise as terminações DOC,XLS,MDB,DBX,PST e os favoritos (seja da Identidade Principal ou nos Profiles).
Fazer backup completo de todos os dados da rede em local seguro e se possível com cópia dupla.
A partir dos dados mapeados, fazer o backup em CD-ROM ou outro Hard-Disk ou apenas transferi-los para o Servidor da Rede.
Analisar os Vírus e/ou Spywares/Hijackers que eventualmente estejam instalados nas maquinas e saber a extensão dos possíveis danos:
Vírus são programas de computador que causam danos aos demais aplicativos e dados dos usuários.
Os Spyware/Hijacker são programas que se encarregam de capturar e enviar os dados contidos nas máquinas para um receptor externo na Internet. Entre esses dados temos as senhas bancárias e senha para acesso a sites.
Existem vários antivirus grátis na Internet, entretanto nessa fase use algum que rode direto de algum site como o Housecall da TRENDMICRO, pois você não faz a mínima idéia de como a máquina se encontra.
Imprima a lista de viroses encontradas e pesquise no Google por "Ferramentas Remoção XXX" onde XXX é um dos nomes de sua lista de virus encontrados e dê preferencia para fabricantes conceituados como a SYMANTEC, TRENDMICRO, MCAFEE e PANDA.
Levantamento da conectividade da Rede
Checar configuração TCP/IP da máquina como endereço IP , Gateway, Mascara de sub-rede e DNS Primario, Secundario.E fazer vários testes (como o PING, TRACERT).
Desinstalar todos os softwares que sejam obsoletos ou desnecessários ao negócio da empresa. Principalmente os não licenciados.
Alguns software são obsoletos e sem uso. Eles tomam o espaço no disco e na memória do computador. Outros softwares são desnecessários como o “Precision Time”,"Gain" ou "Gator" por exemplo.
Use a opção do Painel de Controle e principalmente o MSCONFIG.
Instalar anti-virus na Máquina e eliminar viroses.
Algumas Máquinas podem estar sem a atualização de Antivirus. Outras Máquinas podem estar sem um anti-virus instalados.
Desinstalar o antigo antivírus que eventualmente não esteja corretamente instalado.
Instalar um novo antivirus
Rodar o anti-virus para todas as maquinas, identificando e eliminandos os eventuais vírus. Se possível a desconecte da rede local.
Em alguns casos você precisará DESATIVAR temporariamente a "restauração automatica do sistema" (em ME/XP).
Por exemplo, se o computador for infectado por um vírus, é possível que o recurso faça um backup deste virus e o reinstale automaticamente na próxima vez que você ligar a máquina.
Rodar software anti-spyware para eliminar “data-miner” e outros softwares daninhos.
Criar disquete ou CD-ROM de Recuperacao
Após executar todas as operações necessárias de preventivas de software/hardware em sua máquina, você deve fazer um disquete ou cd-rom com as informações principais de seu Sistema Operacional, como os arquivos Config.sys, Autoexec.bat e as dlls do Windows.
Após a geração do disquete ou Cd-rom, etiquete-o com a identificação da máquina, nome do usuário, data e hora da criação.
As operaçoes necessárias para execução dessa tarefa se encontram no FAQ Windows.
Formatação e Reinstalação Máquina que esteja realmente com dano em seu Sistema Operacional (Windows).
Os Sistemas operacionais sofrem danos irrecuperáveis após terem sido infectados por vírus e posteriormente desinfectados.
Algumas vezes, o desligamento incorreto da máquina ou queda constante da energia, podem danificar os softwares instalados nas maquinas.
A reinstalação é a abordagem mais segura para a Máquina que apresentarem defeitos constantes. Veja sobre isto no FAQ do WINDOWS em nossa Home Page.
Fazer o contingenciamento do Servidor (Proteção contra acidentes )
LINUX
Use software para geração de imagens ISO de seu Sistema Operacional -
A SMART UNION dispõe de tecnologia criada na Bélgica que “fotografa” o estado dos servidores em uma base diária ou semanal e que permite a pronta recriação de partições Linux no caso de dano nos Hard-disks. Fale Conosco.
WINDOWS 2000 Server
Use software para geração de imagens ISO de seu Sistema Operacional (use o Norton Ghost).
A cópia das imagens garantirá a completa reinstalação em caso de algum problema.
Veja Também sobre isto no FAQ do WINDOWS.
Procedimentos importantes quando trabalhando em uma Rede Local
Centralize os dados espalhados em seu Servidor de Rede
Para os casos onde os dados dos usuários estejam armazenados em seu equipamento local, fazer a transferencia dos dados dos usuários para dentro do Servidor de Dados, nas áreas específicas de cada usuário, protegido por senha.
Identificar os usuários autorizados a utilizar a rede local da Empresa;
Identificar os grupos de trabalhos, seus integrantes e os respectivos dados a serem compartilhados. Use os dados de seu RH para obter nomes e funções.
Esse servidor de dados deverá ter algum mecanismo que automaticamente faça um backup até no máximo 23:50 de cada noite. Sugerimos no mínimo que haja um backup dos dados de usuários armazenados no disco principal, para um disco secundário.
O fato de ser ás 23:50 é uma estratégia que usamos por vários anos, evitando dúvidas futuras sobre a exata data de geração do backup
Checar a segurança dos Firewall e Servidores instalados.
O firewall visa proteger a empresa contra acessos provenientes de hackers vindos de fora ou para evitar que usuários não autorizados consigam ter acesso ao meio exterior.
Outro ponto importante tem a ver com exclusão de logins e senhas de ex-funcionários e a criação de rotinas de mudança de senhas periódicamente.
Caso o roteador não tenha proteção ou a empresa não tenha certeza de existencia de algum firewal, sugerimos fortemente que haja um contato com a equipe técnica da Smart Union.
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